Estes europeus colonizados


J.-M. Nobre-Correia
Thomas Piketty : Jornais portugueses debruçam-se finalmente sobre um livro capital publicado há 9 meses em Paris, só porque está a ter um enorme sucesso nos Estados Unidos…

Já lá vão quase 20 anos, Furio Colombo, ex-professor da nova-iorquina Columbia University e ex-diretor do diário romano L’Unità, publicava um livro interessante : Ultime notizie sul giornalismo (Laterza, 1995). E explicava que, “a maior parte das notícias do mundo vêm, é notório, de fontes americanas. Isto é verdade em dois sentidos : porque a poderosa máquina americana da informação difunde no mundo mais notícias sobre o próprio país do que qualquer outra fonte seja capaz de fazer, mas também porque as notícias de qualquer outro país só passam a ser mundiais quando se tornam notícias americanas” (p. 24).

O caso do livro de Thomas Piketty, Le Capital au XXIe siècle (Seuil), constitui uma perfeita ilustração desta análise. Publicado em França em 5 de setembro do ano passado, Le Monde consagrou-lhe duas páginas em 30 de agosto. Uma paginação justificada pelo facto que o livro seria “o mais importante do ano — e talvez do decénio” no entender do Nobel da economia Paul Krugman. Não impede que os média europeus só o tenham descoberto quando a tradução se transformou num enorme sucesso de vendas nos EUA !

Deste lado do Atlântico, a existência de Piketty foi descoberta graças às crónicas que Krugman publica no New York Times e são fielmente reproduzidas por vários jornais europeus ! Só depois do sucesso nos EUA é que jornais tão importantes como o italiano La Repubblica ou o espanhol El País se debruçaram há poucas semanas sobre o livro. E, é claro, os portugueses fizeram-no ainda com mais atraso : só na semana passada é que a Visão, o Expresso e o Público lhe deram a devida importância.

O caso da Visão é aliás trágico-cómico. As páginas consagradas a “Marx 2.0” (sic) são quase unicamente uma mera tradução do magazine estado-unidense de direita Time (quando Visão se quer ou queria de centro-esquerda). E a capa do livro reproduzida é a da edição estado-unidense ! Triste mentalidade esta de subdesenvolvido culturalmente colonizado que reina no nosso meio jornalístico português…


Texto publicado no Diário de Notícias, Lisboa, 31 de maio de 2014, p. 43.

Mensagens populares deste blogue

Deixem-me fazer uma confissão

Como é possível?!

Tão caladinho que ele anda!…