Uma magnífica reportagem!

J.-M. Nobre-Correia
É raro, muito raro, mas por vezes acontece. E a RTP, numa iniciativa pessoal de um seu jornalista, mostra-nos um país desconhecido…
A RTP passou ontem na segunda parte do seu telejornal das 20h00 uma magnífica reportagem sobre a vida das gentes de Monsanto (“a aldeia mais portuguesa de Portugal”, diziam os salazaristas!), na Beira Baixa, nestes tempos trágicos de pandemia. Uma reportagem tanto mais magnífica que foi tecnicamente realizada e sonorizada em telemóvel pelo seu autor, João Pedro Mendonça (é justo que aqui se escreva o seu nome). Uma reportagem de iniciativa manifestamente pessoal de um jornalista em confinamento obrigatório.
Só que esta reportagem é um belo exemplo deste Portugal desconhecido que as televisões e demais média nacionais poderiam e deveriam mostrar-nos e não nos mostram. Porque o Portugal deles é sobretudo, e mesmo quase exclusivamente, o de Lisboa e um pouco o do Porto. O resto do país não existe! O país “do interior”, o tal “das baixas densidades”, para eles não existe, salvo grande catástrofe ou miserável “faits divers”. E é assim desde meados do século XIX, pelo menos, desde que a industrialização da imprensa a destinava a um vasto público…
Desde logo, “amor com amor se paga” e os jornais ditos “nacionais” pura e simplesmente não são comprados nem lidos por estas paragens votadas ao abandono e que eles, jornalistas e média “nacionais”, desconhecem e querem continuar a ignorar…

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Deixem-me fazer uma confissão

Como é possível?!

O residente de Belém ganhou mesmo?