Os responsáveis são os outros, claro !

J.-M. Nobre-Correia

Ai tantos, tantos, tantos responsáveis que há do que se passou ontem, antes, durante e depois de um jogo de futebol — a acreditar no que dizem os nossos jornalistas… Mas, claro, estes mesmos jornalistas “esquecem-se” de dizer que eles também são altamente responsáveis !

São eles e os média deles, e sobretudo as televisões, que são responsáveis da “cultura” geral que reina neste país. Com o futebol logo pela manhã, a todas as horas, nos radiojornais. Com o futebol nos títulos e a ocupar boa parte dos principais telejornais (para aí um quarto a um terço da duração). Com os resultados dos campeonatos nos mais diversos países estrangeiros, dando particular relevo a vicissitudes de jogadores e treinadores portugueses que por lá andam. Com as declarações diárias do “pensamento profundo” dos treinadores dos principais clubes nacionais. Com as televisões a seguirem durante tempos infinitos, em “direto”, os autocarros onde vão jogadores de futebol, à chegada e à saída de hotéis ou de aeroportos, às idas para os estádios …e por aí fora !

Para além das (novas) multiplíssimas e variadíssimas declarações diárias do omnipresente Marcelo Rebelo de Sousa, o futebol é o (já antigo) tema principal dos telejornais (a que há que acrescentar agora, desde há um ano, o covid e a vacinação, tema que, em princípio, em termos de calendário, terá uma duração limitada).

É claro que só os jornalistas deste país (da imprensa, da rádio ou da televisão) não se dão conta, não querem dar-se conta, da inacreditável e exagerada importância que dão ao futebol. E não querem perceber como esta sobredimensão e omnipresença do futebol tem trágicas e inquietantes consequências na “cultura” dominante, na mentalidade e nos reflexos de boa parte do povo deste país !…

Tiveram a paciência de ver hoje o telejornal das 13h00 da RTP 1 até ao fim ? Tirem então as vossas conclusões na matéria !…

  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Deixem-me fazer uma confissão

Como é possível?!

O residente de Belém ganhou mesmo?