Cova da Beira tão linda !

J.-M. Nobre-Correia

“Cova da Beira tão linda / nem rosa num roseiral” (Adolfo Portela)

Um pouco abaixo do Monte de São Braz, na encosta norte da Serra da Gardunha, quase mesmo à beira do Fundão, a Pedra d’Hera (com um “H”, senhores do Google Map !), representa para os fundanenses um sítio de certo modo mítico.

Um sítio em todo o caso com uma visão inigualável da Cova da Beira, do Fundão, do Tortosendo, da Covilhã e de diversas outras localidades, assim como da majestosa Serra da Estrela, das suas Penhas da Saúde e da sua Torre.

Um sítio que deveria merecer muito mais atenção da parte dos responsáveis do turismo local/regional, da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal do Fundão… Começando por instalarem uma sinalética elementar, quando apenas uma única indicação existe perto da estação de tratamento da água. Quando, por aí acima, por caminhos muitas vezes bastante íngremes, as bifurcações são numerosas e as oportunidades para um caminhante/turista se perder são também manifestamente numerosas…

Depois, os caminhos estão pouco cuidados, muitas vezes escorregadios, popr vezes cheios de água ou de lama… E faltam manifestamente uns elementares pontos de apoio, uns bancos a permitirem pausas de descanso, devidamente adaptados e inseridos neste ambiente de floresta, de pinheiros e de cerejeiras…

Como promover a beleza natural desta Serra da Gardunha e desta Pedra d’Hera, nomeadamente junto dos turistas do Parque de campismo e do Hotel do Convento do Seixo, um e outro ai mesmo ao lado, na base da Gardunha, quando as estruturas mais elementares são praticamente inexistentes ? Isto parra não falar de outros caminhantes/turistas vindos de propósito para admirar a natureza e o panorama da Cova da Beira…

Pensem nisso, senhores da Administração Pública ! Deixem-nos usufruir agradavelmente das belezas da Gardunha e da Cova da Beira !…

 



 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Deixem-me fazer uma confissão

Como é possível?!

Tão caladinho que ele anda!…