Que jornalismo é este ?!

J.-M. Nobre-Correia

Veem-se coisas nos média portugueses absolutamente inacreditáveis em termos editoriais !…

O texto publicado hoje pela deputada Mariana Mortágua no Jornal de Notícias é absolutamente inqualificável. E eu teria perfeitamente compreendido que o Jornal de Notícias tivesse muito simplesmente decidido não o publicar : não se devem impor aos leitores querelas pessoais de alguém que se acolheu ou convidou como cronista.

Se a deputada Mariana Mortágua tinha problemas de princípio com a entrada de Marco Galinha no capital do jornal em que colaborava (o que seria perfeitamente compreensível), deveria pura e simplesmente ter deixado de escrever no dito jornal.

Este texto lembra-me o de Baptista-Bastos quando, se não me engano, os seus serviços como cronista foram dispensados pelo Diário de Notícias e passou a escrever no Correio da Manhã (ou no Jornal de Negócios do mesmo grupo deste ?) e resolveu atacar sordidamente o diretor do precedente jornal. O que achei perfeitamente inqualificável em termos editoriais e jornalísticos.

Fui cronista mensal, quinzenal ou semanal em pelo menos quatro magazines belgas de língua francesa. Como o fui em pelo menos dois semanários e em seis diários portugueses. As minhas crónicas tiveram fim por vezes por iniciativa dos diretores das publicações, outras vezes por minha própria iniciativa. Mas nunca, nunca por nunca ser a minha conceção da prática jornalística e da deontologia jornalística me levou a dar um tal remate final às minhas colaborações : os leitores esperavam de mim perspetivação e análise da atualidade, e não estados de alma e querelas pessoais…

  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Deixem-me fazer uma confissão

Como é possível?!

Tão caladinho que ele anda!…