Estes inconscientes que nos informam

J.-M. Nobre-Correia
Da extrema direita vem uma proposta de confinamento de um grupo sociocultural. E há logo um média para fazer disso tema de debate !…
Aquilo que leio por aí sobre a emissão desta manhã do “Fórum TSF” prova claramente que anda muita gentinha a ganhar a vida com uma “carteira profissional de jornalista” que tem falta de pelo menos três formações essenciais de base. Para começar, uma necessária formação jornalística académica séria. Depois, uma indispensável formação cultural vasta e suficientemente aprofundada. Por fim, e sobretudo, uma formação democrática no sentido forte da palavra, que deveria aliás ser condição sine qua non de acesso à profissão.
A exigência destas três formações compreende-se tanto melhor quando sabemos que o jornalismo constitui uma componente essencial do debate democrático. Ao mesmo tempo que constitui um mecanismo de controlo do funcionamento democrático da sociedade em que vivemos.
Mas o erro jornalístico, cultural e democrático da TSF esta manhã vai uma vez mais pôr à prova a ERC. Veremos então se a dita ERC serve para alguma coisa. Se tem realmente alguma razão de existir, tal como é e como funciona. Interrogações que surgem muito naturalmente, dada a inutilidade que tem demonstrado perante tantas e tantas situações inquietantes dos média, e defronte a numerosas derrapagens do jornalismo praticado neste país!…

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Deixem-me fazer uma confissão

Como é possível?!

O residente de Belém ganhou mesmo?