Um agradável bálsamo para o coração / Un agréable baume au cœur

Quando, há pouco mais de dois anos, foi aberta a campanha eleitoral para a Reitoria da Université Libre de Bruxelles (ULB), recebi uma mensagem da Professora Annemie Schaus. Mensagem que deu lugar a um curto diálogo concluído então com a promessa de que, se ela fosse eleita, iria cumprimentá-la à Reitoria, em Bruxelas. Quando, por essa altura, eu não tinha voltado a Bruxelas há já oito anos…

A pandemia do covid veio retardar durante mais de dois anos a concretização da promessa. E pequenos contratempos recentes fizeram que só agora, neste final de outubro, fosse possível ir a Bruxelas.

Quando anunciei a apenas uma pequena vintena de amigos belgas que iria estar uma semana em Bruxelas, recebi imediatamente um convite da Senhora Reitora da ULB: receber-me-ia na Reitoria e iríamos jantar em seguida. E, dada a sobrecarga da sua agenda, o convite era para o próprio dia da minha chegada a Bruxelas. Dada a minha experiência três semanas antes com um atraso da TAP de 13h05 na ligação Lisboa- Marselha transferida para Nice, eu pedi a todos os deuses do céu e da terra para que o avião chegasse a Bruxelas a horas convenientes!…

A receção de Annemie Schaus e de quadros dirigentes da Reitoria teve para mim um lado emocionante, se bem que de uma emoção discretamente contida. E o jantar na companhia do meu velho amigo Professor Serge Jaumain, antigo Vice-Reitor, foi extremamente agradável. Embora eu tivesse muito mais a dizer dos meus 45 anos na ULB, como aluno, investigador, assistente e professor…

Antes mesmo de sair de Portugal, era o Professor Pierre de Maret, antigo Reitor (2000-2006), que propunha que nos encontrássemos em torno de um almoço. Devo a este velho amigo claras e repetidas provas de amizade que não esqueço. Pelo que foi um prazer encontrá-lo de novo, se bem que as novas tecnologias de comunicação nos tenham permitido uma vez e outra conversar à distância nestes últimos anos.

Deixei Bruxelas em 2012 com um sentimento de amargura em relação àquilo que, penso eu, poderia ter sido a minha vida, em termos académicos como em termos sociais e privados. Estes encontros em Bruxelas foram pois como um bálsamo apaziguador para o meu coração de velho ulbista. A Annemie Schaus, a Pierre de Maret e a Serge Jaumain a minha palavra de gratidão pelo que estes momentos de convivência privada significaram em termos simbólicos…

•••••

Quand, voici un peu plus de deux ans, la campagne électorale pour le Rectorat de l’Université Libre de Bruxelles (ULB) a été ouverte, j’ai reçu un message de la Professeure Annemie Schaus. Message qui a donné lieu à un court échange conclut alors avec la promesse de que, si elle était élue, j’irais la saluer au Rectorat, à Bruxelles. Quand, à ce moment-là, je n’étais plus retourné à Bruxelles depuis déjà huit ans…

La pandémie du covid est venue retarder pendant plus de deux ans la concrétisation de la promesse. Et des petits contretemps récents ont fait qu’il a été seulement possible maintenant, en cette fin d’octobre, d’aller à Bruxelles.

Quand j’ai annoncé à seulement une petite vingtaine d’amis belges que j’irais séjourner une semaine à Bruxelles, j’ai reçu immédiatement une invitation de Madame la Rectrice de l’ULB : elle me recevrait au Rectorat et nous irions dîner ensuite. Et, étant donnée la surcharge de son agenda, l’invitation était pour le jour même de mon arrivée à Bruxelles. Du fait de mon expérience trois semaines auparavant avec un retard de la TAP de 13h05 dans la liaison Lisbonne-Marseille transférée pour Nice, j’ai demandé à tous les dieux du ciel et de la terre que l’avion arrive à Bruxelles à des heures convenables !…

La réception d’Annemie Schaus et de cadres dirigeants du Rectorat a eu pour moi un côté émouvant, bien que d’une émotion discrètement contenue. Et le dîner en compagnie de mon vieil ami le Professeur Serge Jaumain, ancien Vice-Recteur, a été extrêmement agréable. Même si j’avais encore beaucoup à dire sur mes 45 ans à l’ULB, comme étudiant, chercheur, assistant et professeur…

Avant même de sortir du Portugal, c’était le Professeur Pierre de Maret, ancien Recteur (2000-2006), qui me proposait de nous rencontrer autour d’un déjeuner. Je dois à ce vieil ami de claires et répétées preuves d’amitié que je n’oublie pas. C’est pourquoi ce fut un plaisir de le retrouver de nouveau, même si les nouvelles technologies de communication nous ont permis une fois et autre dialoguer à distance ces dernières années.

J’ai quitté Bruxelles en 2012 avec un sentiment d’amertume par rapport à ce que, je pense, aurait pu être ma vie, en termes académiques comme en termes sociaux et privés. Ces rencontres à Bruxelles ont été donc comme un baume apaisant pour mon cœur de vieux ulbiste. À Annemie Schaus, à Pierre de Maret et à Serge Jaumain mon mot de gratitude pour ce que ces moments de convivialité privée ont signifié en termes symboliques…



Annemie Schaus, Serge Jaumain e/et J.-M. Nobre-Correia


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como é possível?!

O residente de Belém ganhou mesmo?

Deixem-me fazer uma confissão