Bela ilustração do jornalismo "à portuguesa"!

As chamadas três televisões generalistas portuguesas, RTP 1, SIC e TVI, abriram todas os seus telejornais das 20h00 com aquilo que elas consideraram ser o principal acontecimento do dia : o destino do submersível em turismo de visita ao Titanic !

A RTP 1 foi a mais curta, mas com nada menos de dois "diretos" e a SIC foi a mais longa. A TVI bateu o recorde de originalidade com a entrevista do seu acionista maioritário, tratado uma vez e outra e outra muito modernaçamente por "Mário".

Este tal "Mário", que poderia ter ido e não foi na viagem turística (…a duzentos e tal mil euros por pessoa !) disse coisas sem o mínimo interesse em termos de jornalismo de informação. Mas foi uma ocasião para o "patrão" se mostrar e exibir a sua importância em termos de relacionamento social internacional que ele se atribuiu…

E eu a pensar que o jornalismo e os telejornais, como primeiro média de informação em Portugal, tinham como função informar os cidadãos sobre a vida no mundo suscetível de ter incidências nas suas próprios vidas quotidianas e ajudá-los assim a definir a sua conduta na vida…

O destino dos cinco excursionistas do submersível era um bom pretexto para um folhetim com momentos de suspense, de sensações, de emoções. Como tema de informação jornalística a sério, o seu interesse era praticamente nulo. Salvo …para os televisões portuguesas, claro : pobres de nós !…

Ora, dão-se conta que, no telejornal das 20h00 de France 2 (via TV5Monde), nenhum dos quatro títulos iniciais dizia respeito ao tal submarino …nem ao futebol ? Que o dito telejornal nem sequer abriu com tal assunto ? E nem sequer foi o segundo, nem o terceiro, nem o quarto , nem o quinto, nem o sexto, nem o sétimo, nem o oitavo, nem o nono ?…

Por aqui me fico, não sabendo por enquanto como será o resto do alinhamento…

Manifestamente, há jornalismo e …"jornalismo" !

ADENDA : dizem-me que, afinal, a RTP 1 voltou ao assunto depois do intervalo publicitário !… O que eu perdi !!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como é possível?!

O residente de Belém ganhou mesmo?

Deixem-me fazer uma confissão