Jornalismo responsável: precisa-se!

Quando é que os média deste país deixarão de canalizar todas as "bocas" que manda ao longo dos dias o mandatário político atualmente instalado em Belém?

E quando é que deixarão mesmo de solicitá-lo constantemente, estendo-lhe micros e câmaras, para que ele se pronuncie sobre os assuntos mais diversos e mesmo mais inverosímeis?

Quando é que os jornalistas deste país compreenderão que, na medida mesmo em que o dito mandatário político é manifestamente um desbocado (incapaz de observar o dever de reserva que a função que teoricamente ocupa supõe), boa parte do que diz não tem consistência absolutamente nenhuma e não deveria, desde logo, ser levado sequer ao conhecimento dos cidadãos?

É verdade que isso permite aos jornalistas, sem grande esforço, encher facilmente espaço e tempo de ediçãodo seus média. Mas por onde anda então a função social do jornalismo numa sociedade democrática? Ou será que agora esta função consiste principalmente em desencadear e ativar conflitos sociais, e em minar em permanência instituições democráticas?…

A solidez de uma democracia supõe a prática de um jornalismo responsável que saiba fazer a distinção entre o que os cidadãos precisam de saber e o que é fruto de fúteis e egocêntricas derrapagens instrumentalizadoras de um personagem…

  

Comentários

  1. Desde que notei a tendência jornalística e maliciosa, fez com que eu e muitos portugueses, deixassem de ligar as suas tvs, nas horas dos telejornais, perderam por completo o interesse e desligaram-se totalmente da política. Estou muito preocupado com estes fazedores de noticias, que são postas a circular, pelos patrões das tvs, ..Temo pelos meus filhos e netos, o regresso do faxcismo, temos uma juventude que nao sabe o terror de um passado miserável, onde os donos disto tudo dominavam e cortavam por onde queriam, sem dó nem piedade....esta juventude muito culta, mas sem cultura nenhuma, nao acrescentam nada de bom para Portugal....estou desoladamente triste, com tudo o que se está a passar na política. Os que mentem, sao galardoados, os que falam verdade, são presos e ou escorraçados,difamados e perseguidos.....bendita pátria que tais filhos tem, (Salazar)nunca mais....obrigado

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Como é possível?!

O residente de Belém ganhou mesmo?

Deixem-me fazer uma confissão