Uma mão cheia de mistérios

Até me jubilar, vivi toda a minha vida em meios de ensino, mesmo antes de entrar para escola primária, por razões de ordem familiar. Portanto, durante 65 anos e até mesmo um pouco mais, a escola, o liceu e a universidade foram o centro quotidiano da minha vida de criança, de estudante e de docente

Quando vejo as atuais excursões escolares turísticas pelo país dos chamados professores que duram há longos, longos meses, e vejo o lamentável espetáculo que propõem às televisões (…e a que estas prestam sempre especial atenção), fico perplexo. Como é possível que gente encarregada da formação dos jovens, da preparação deles para a vida social, se desconsidere a este ponto e nos ofereça tão lamentável imagem dela própria?

Mas interrogo-me também sobre a questão de saber como é possível que profissionais que têm por missão transmitir saberes e levar os jovens a refletir e a adotar uma atitude crítica perante a vida, se entreguem depois a tais líderes manifestamente pouco recomentáveis e até muito pouco frequentáveis?  

Uma mão cheia de mistérios interpelantes sobre os quais os média nos darão talvez um dia chaves para os explicar. Talvez quando as atuais excursões turísticas e as exibições carnavalescas que as acompanham terminarem e deixarem de fornecer matéria para encher espaço e tempo das edições desses média…

  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como é possível?!

O residente de Belém ganhou mesmo?

Deixem-me fazer uma confissão