Como se faz jornalismo em Portugal?…

J.-M. Nobre-Correia

Será interessante ver, hoje às 13h00 e 20h00 nas televisões generalistas e amanhã nos diários ditos “nacionais”, como as redações dos grandes média portugueses praticarão a seleção e a hierarquização dos factos de atualidade…

O grande acontecimento do dia é a morte de Jorge Sampaio, personagem maior da história contemporânea nacional.

O “acontecimento” de amanhã será a comemoração do “11 de Setembro” estado-unidense, que se transformou num assunto anual “obrigatório” para a grande maioria dos média europeus desde o primeiro aniversário em setembro de 2002 (Veremos se em 2013, pelo menos, os média europeus evocarão o 50° aniversário do “11 de Setembro” chileno de que raramente se lembram!).

Sabia-se que Jorge Sampaio estava gravemente doente e hospitalizado. Pelo que as redações deveriam ter peças necrológicas (texto, foto, som, vídeo) devidamente preparadas há muito tempo, desde que ocupou as altas funções que foram as suas, depois dos graves acidentes de saúde que sofreu e sobretudo agora que estava hospitalizado, levado de urgência do Algarve para Lisboa.

Quanto ao “11 de Setembro” (de 2001), o assunto passou a ser “obrigatório” num contexto de consagração quotidiana dos Estados Unidos como país “líder do Mundo Ocidental”. Pelo que textos e documentos se encontram em permanência nos “frigoríficos” das redações, mais ou menos disponíveis imediatamente.

Veremos! E será interessante ver então como se pratica jornalismo nos principais média portugueses!…



Comentários

  1. Esperemos que o jornalismo melhore, de forma significativa!
    pessoalmente evoco, todos os anos, o 11 de Setembro de 1973,na página "pequenina" do Facebook

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Deixem-me fazer uma confissão

Como é possível?!

O residente de Belém ganhou mesmo?