História dos Média na Europa

O meu mais recente livro está à venda a partir de hoje nas livrarias Almedina, Bertrand e Fnac, assim como noutras.

Quatro parágrafos extraídos do prefácio :

"O conhecimento das tendências que marcaram a história dos média europeus e dos países de que somos geográfica e culturalmente próximos, é absolutamente indispensável. Só assim poderemos compreender por que é que, quase seis séculos depois da “descoberta” da prensa tipográfica, a paisagem impressa é tão contrastada. E como é que, ao longo do século XX, a rádio e a televisão, os seus emissores e os seus conteúdos, evoluíram de maneira tão plurifacetada.

A Europa Ocidental conheceu evoluções económicas, culturais, políticas e técnicas diferentes, tomando a paisagem mediática ares de patchwork. Embora se assista a uma certa homogeneização desde a desmonopolização dos sectores radiofónico e televisivo, nos anos 1970-1980. Uma tendência reforçada a partir dos anos 1990, quando a União Europeia ia estendendo os seus contornos externos e o “grande público” passou a ter acesso à internet.

Porém, apesar desta tendência, que se opera em paralelo com a mundialização das tecnologias da informação e da comunicação, as chamadas identidades nacionais, regionais e locais refletem-se, de maneira mais ou menos acentuada e tenaz, no modo como são arquitetadas as paisagens mediáticas e como são concebidos os conteúdos de informação ou de entretenimento.

[…]

Globalmente, esta História dos Média na Europa vai até aos primeiríssimos anos deste milenário e, em princípio, mais precisamente até 2010, com algumas raras incursões até aos dias de hoje."

 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Deixem-me fazer uma confissão

Como é possível?!

O residente de Belém ganhou mesmo?