Um erro que se repete, repete, repete…

J.-M. Nobre-Correia

Diz-se por aí que o Diário de Notícias festeja hoje o seu 157° aniversário. E até o próprio Diário de Notícias o diz. Só que em 29 de dezembro de 1864 foi publicado apenas um “programma”. E foi publicado outro no dia 30. Mas já não houve um terceiro “programma” em 31… Com efeito, o primeiro número do Diário de Notícias, com a indicação de “N. 1” tem data de “DOMINGO 1 DE JANEIRO” (subentendido: de 1865). E lá está o editorial intitulado “Ao Público”, tendo como primeira frase: “O Diário de Notícias começa hoje o primeiro período da sua existência […]”.

A imprensa portuguesa deste fim do século XIX tinha muitas vezes por modelo a imprensa francesa, que era então a que alcançava maiores tiragens na Europa, com diários como Le Petit JournalLe Petit ParisienLe Matin e Le Journal que, em véspera da Primeira Guerra Mundial, alcançavam em conjunto mais de 4 milhões de exemplares de difusão (Ver a minha História dos Média na Europa, pp. 156-162 e 168). E acontecia então que, antes do aparecimento do primeiro número, a nova empresa de edição lançava números “programa” a anunciar o novo jornal.

José Tengarrinha, na sua notável Nova História da Imprensa portuguesa das origens a 1865, logo nas duas páginas de “introdução” (13-14), assinala precisamente a incoerência do 29 de dezembro como data de lançamento do Diário de Notícias (Ver também a minha História dos Média na Europa, pp. 196-198). Um erro cometido há longos, longos anos: o fac-similado do número de 29 de dezembro de 1921, há um século, publicado como suplemento no número de hoje, é bem a prova de que o erro é antigo. Mas a partir de quando terá ele sido cometido? Bom tema de uma pequena pesquisa para um trabalho de seminário de um estudante em informação e comunicação: aqui fica a sugestão…


 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Deixem-me fazer uma confissão

Como é possível?!

O residente de Belém ganhou mesmo?