Estes países aqui perto que ficam tão longe!…

J.-M. Nobre-Correia

Ucrânia!, Ucrânia!, Ucrânia! Digo-lhes eu: nada ou pouco mais existe do que a Ucrânia nos média portugueses em matéria de política internacional desde há quatro meses…

Lembram-se da maneira perfeitissimamente insuficiente de como foi e está a ser tratada a atualidade política francesa? Isto quando se sabia que as eleições provocariam uma convulsão importante em França e na União Europeia. E a convulsão final até foi muito mais forte do que previsto…

Agora a Itália, onde se assistiu à implosão do Movimento 5 Estrelas, partido vencedor das últimas eleições legislativas. E partido que ocupa uma posição importante no governo presidido por Mario Draghi. O que quer dizer que a fratura interna do M5S poderá não apenas provocar uma crise política governamental como até anunciar uma recomposição da arquitetura partidária na Itália…

Ora, como é sabido, a Itália é o país da terceira economia mais importante da União Europeia e foi, com a Alemanha e a França, um dos três países que estiveram precisamente em missão há dias junto do governo da Ucrânia…

O espanhol “El País” percebeu a importância do que se passou na Itália (onde tem um correspondente permanente) para abordar o assunto na primeira página e na página 6 da edição de hoje. Mas a Itália como a França ficam manifestamente longe, muito longe da atenção e mesmo da perspicácia dos média portugueses…




 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como é possível?!

O residente de Belém ganhou mesmo?

Deixem-me fazer uma confissão