Coerência e honestidade!

J.-M. Nobre-Correia

Havia desde 1918 um protótipo de união europeia chamado Jugoslávia. Uma monarquia que em 1945 passou a ser uma república federal. Mas, nos anos 1980-1990, o “Ocidente” resolveu incentivar o desmembramento desta Jugoslávia com caraterísticas absolutamente insuportáveis para os Estados Unidos e os seus aliados: o não alinhamento entre blocos no plano internacional e as pretensões socializantes. E, vai daí, não só contribuíram fortemente para a sua desintegração como favoreceram mesmo o desmantelamento da própria República da Sérvia, uma das suas antigas componentes, incentivando a secessão da província do Kosovo. Entre 1991 e 2008, e após uma intervenção armada da OTAN-NATO liderada como sempre pelos EUA, sucederam à Jugoslávia onze Estados e o “Ocidente” e a União Europeia congratulando-se com tal resultado!

Agora, duas regiões russófonas da Ucrânia, Donetisque e Lugansque, decidem proclamar-se repúblicas autónomas, num processo claramente incentivado pela Federação Russa. Mas aqui, a “lógica” que levou os EUA e a União Europeia a favorecerem a criação de onze Estados independentes na ex-Jugoslávia já não age da mesma maneira. E os EUA e o seu braço armado chamado OTAN-NATO ameaçam intervir militarmente, na Europa claro, longe da América do Norte deles! Esperemos só que, se isso vier a acontecer, os resultados não sejam do mesmo tipo dos obtidos com as intervenções nestes últimos decénios em terra alheia, do Afeganistão à Líbia: absolutamente trágicos!…

Onde estão pois a coerência e a honestidade dos “ocidentais” e dos autoproclamados líderes estado-unidenses para as ameaças guerreadoras que vão fazendo nestes últimos tempos? Ou será que haverá interesses a Leste que as meras coerência e honestidade não permitem confessar?…

  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como é possível?!

O residente de Belém ganhou mesmo?

Deixem-me fazer uma confissão