Há quem não esteja contente…

J.-M. Nobre-Correia

A propósito da informação que por aí circula sobre a classificação de jornalistas na sua relação com agências de comunicação (assunto sobre o qual já escrevi aqui hoje: "Uma anomalia interessante"), o Público faz referência a uma tomada de posição do Sindicato dos Jornalistas. Lê-se a certa altura no texto do Público: "A estrutura sindical diz ainda saber que há jornalistas que surgem naquela lista associados ao orgão de comunicação em que trabalham, 'que não foram informados da sua inclusão'".

O que é que isto quer dizer ?! O interesse da informação que veio a público é precisamente a de virmos a saber que há jornalistas que são especialmente bem vistos pelas agências de relações públicas, com as quais trabalham em colaboração mais ou menos estreita e até esquecendo muito provavelmente princípios essenciais da prática e da deontologia jornalísticas.

Ora, se os indivíduos em questão tivessem sido informados previamente, muitos teriam recusado ser incluídos na dita classificação. Nós teríamos assim ficado sem saber a quem as agências atribuem tais medalhadas de bom comportamento, o que seria uma pena para a nossa boa informação. E até, sejamos benevolentes, direções da informação haveria que ficariam sem saber quais são as verdadeiras “fontes” de alguns dos membros das suas redações…

  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Deixem-me fazer uma confissão

Como é possível?!

O residente de Belém ganhou mesmo?