Um telejornal italiano

J.-M. Nobre-Correia

Vejo o “telegiornale” das 20h00 (19h00 em Portugal) da televisão pública RAI1, o que já não me acontecia há um certo tempo, embora a minha parabólica me permita ver o programa da RAI1 em direto.

O jornal abre com o tema da Ucrânia durante três minutos, seguido durante um minuto mais com a prédica do papa sobre a Ucrânia (as declarações do papa são uma peça “obrigatória” todos os domingos na RAI! E até me pareceu ver uma bandeira portuguesa na Praça de São Pedro…).

Depois, a vida na Itália continua… Embora às 20h12 surja de novo a Ucrânia com quatro curtas “peças”, num total de cinco minutos. No total, o tempo consagrado à Ucrânia foi pois de nove minutos, em duas partes.

O mundo continua a girar. A atualidade é múltipla, diversa, com uma especial atenção dada hoje aos festejos e incidentes do Primeiro de Maio na Itália e no estrangeiro (França e Turquia).

Num total de 37 minutos, o telejornal da RAI1 informa os italianos sobre a vida no mundo. Propõe-lhes até na parte final duas sequências consagradas à música. E tudo isto sem as intermináveis durações e obsessões da nossa RTP!…

  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Deixem-me fazer uma confissão

Como é possível?!

O residente de Belém ganhou mesmo?